HREA / Education and training in support of human rights worldwide Comemorando 10 anos
Sobre a HREA | E-Learning
Centro de Aprendizagem Centro de Recursos Redes
Inglês Espanhol Francês Chinês Chinês Chinês Árabe
 
Curso P052: Mainstreaming de Gênero (Igualdade de Gênero-Curso avançado)

30 Abril-15 Julho 2014 (P05214) | Fechado
Instrutora: Jasmin Blessing

A integração de gênero é uma estratégia (internacional) para alcançar a igualdade de gênero. É um modo abreviado para dizer que o impacto de todas as políticas e programas sobre mulheres e homens devem ser considerados em todas as fases da política ou ciclo do programa - desde a planificação até à implementação e avaliação. Este curso de e-learning tem como objetivo proporcionar aos participantes um conhecimento abrangente de integração de gênero e análise de gênero. Inspira-se nas melhores práticas e estudos de caso de todo o mundo. O curso também oferece a oportunidade de incidir o estudo em sectores específicos ou áreas de política (como educação, exploração e abuso sexual, desenvolvimento organizacional, ou recursos humanos) e para os participantes empregarem esse conhecimento no seu próprio local de trabalho, através de um tema de pesquisa de acção.

A primeira metade do curso incidirá sobre as lições aprendidas na integração de gênero em várias agências da ONU, organizações não-governamentais internacionais, governos e programas. Na segunda metade, os participantes serão introduzidos a ferramentas específicas de integração de gênero, incluindo a utilização de quadros de planificação de gênero, e várias áreas temáticas com base no interesse dos participantes. É incentivada a análise crítica da teoria e da prática actual, durante todo o curso.

Este curso certificado envolve cerca de 50 horas de leitura, grupos de trabalho on-line, trabalhos, webinars e interacção entre os participantes e instrutores, e é oferecido por um período de 11 semanas. O curso irá integrar abordagens activas e participativas de aprendizagem dentro das actividades e trabalhos, com ênfase na aprendizagem reflexiva e colaborativa. Os participantes vão ler textos obrigatórios, preparar os trabalhos intercalares e finais do projecto, incluindo estudos de caso, e participar em discussões de grupo e webinars com especialistas convidados.

O número máximo de participantes do curso é de 25 pessoas. Os alunos que concluírem com sucesso o curso, receberão um Certificado de Participação. É também possível fazer uma auditoria do curso.

Programa do Curso

Semana 1: Gênero e definição de questões de gênero
Semana 2: Quadro de integração de gênero
Semana 3: Análise de gênero
Semana 4: Aplicando a integração de gênero (trabalho em pequenos grupos)
Semana 5: Ferramentas para análise e integração de gênero
Semana 6: Ferramentas para análise e integração de gênero (continuação)
Semana 7: Violência de gênero
Semana 8: Integração de gênero em acções humanitárias
Semana 9: Aplicando a integração de gênero (trabalho individual)
Semana 10: Benefícios da integração de gênero
Semana 11: Encerramento e caminho a seguir

A instrutora

Jasmin Blessing é especialista na temática de igualdade de gênero e emancipação das mulheres para Human Rights Education Associates (HREA). Ela tem bacharelado em Estudos Latino-Americanos e mestrado em Direitos Humanos da Universidade Nacional da Irlanda. Trabalhou especificamente com os assuntos de gênero e LGBT no Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (EACDH) em Nova York, e no programa de gênero, segurança e paz, na Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Emancipação das Mulheres (previamente UN-INSTRAW), na República Dominicana. Ela também trabalhou para AllOut, uma ONG sem fins lucrativos que visa acabar com a violência contra os LGBT. Antes do seu trabalho com a AllOut coordenou a Rede Internacionais de Recurso (IRN), um projeto internacional de gênero e sexualidade baseado na City University of New York (CUNY) por muitos anos.

Quem se deve matricular

O curso é destinado a funcionários de organizações governamentais e inter-governamentais e não-governamentais, profissionais da área do desenvolvimento, pontos focais de gênero, ou instituições académicas interessadas no tema da igualdade de gênero. Os participantes devem ter bom domínio escrito de português - a língua de trabalho do curso - e ter alta competência e conforto, na utilização de computador e Internet. A HREA visa garantir a igualdade de gênero e distribuição geográfica através dos participantes selecionados. O número máximo de participantes do curso é de 25 pessoas. Um certificado de participação será concedido após a conclusão do curso. É também possível auditar o curso.

Preços

Preço de matrícula para os participantes: EUA $ 725. Matrícula para ouvintes: EUA $ 275.

O pagamento pode ser feito on-line com cartão de crédito (Discover, MasterCard, Visa), PayPal, e por transferência bancária. Encontram-se disponíveis preços para números elevados de participantes.


Questões frequentes sobre os cursos e-learning da HREA


back to top
Bookmark and Share
Página também disponível dentro:
English
Español
Français
HREA Trainings
HREA Publications
Join Our Email List
Email:  
Cursos e-learning relacionados

Gênero e Direitos Humanos (Curso básico) NOVO!

Related courses and training workshops on Gender Equality and Women's Empowerment

HREA Gender Equality Training Programme 2014-2015 acrobat (PDF)

Acessibilidade | Copyright | Fontes RSS | Listas